Tags /
energia, solar, economia, hotel, pousada
No segmento de hotelaria, a energia elétrica é um dos principais gastos do negócio, sobretudo na alta temporada, quando a taxa de ocupação dos destinos turísticos costuma ser elevada, aumentando ainda mais a demanda por energia. Por isso, empresas hoteleiras estão começando a investir em energia solar.
Mas será que vale mesmo a pena investir em energia solar para hotéis e pousadas? É o que vamos ver neste post.
Investir em energia solar no segmento de hotelaria vem se tornando cada vez mais fácil no Brasil: desde 2016, estabelecimentos dessa área possuem uma linha de crédito específica para obter equipamentos de energia solar em muitos bancos nacionais. Esse tipo de incentivo financia projetos com o valor de até R$ 1 milhão em 120 meses, com encargos reduzidos.
Com certeza, o maior benefício de investir em energia solar para seu hotel ou pousada é a economia gerada nas contas de luz, que pode chegar a 95%. Estima-se que o retorno sobre o investimento (ROI) ocorre em cerca de cinco anos.
Essa economia refletirá no lucro com as diárias, o que, por sua vez, permitirá novos investimentos, novas ações de publicidade, etc. O estabelecimento terá maior estabilidade nas tarifas, pois o custo com energia estará mais equilibrado. Com energia solar, o hotel ou a pousada terá redução de custos operacionais e vai ganhar em competitividade. Dessa forma, o lucro aumenta ou o preço das diárias pode ser reduzido para os hóspedes. Assim, todos saem ganhando!
Em resumo, os benefícios que podemos citar são:
No Brasil, já há empreendimentos que têm focado em investir em energia solar para se tornarem 100% solares.
Mas o ROI não é apenas relativo a questões financeiras. Há também um ganho em relação à marca e como ela apresenta ao mercado as soluções que está buscando para se tornar mais sustentável.
Em um mundo em que os desequilíbrios ambientais se mostram cada vez mais presentes, investir em se tornar mais sustentável gera uma percepção de valor muito grande. É o chamado marketing verde.
Nem sempre os hóspedes pagam mais para ficar em um hotel que seja abastecido por energia solar. Mas ao considerar diversas opções, esse ponto pode pesar favoravelmente para o hotel que oferece essa alternativa. Eventos corporativos, por exemplo, têm buscado cada vez mais hotéis ecologicamente conscientes, ou seja, o estabelecimento passa a ser mais atrativo para esse tipo de público.
Mas se engana quem pensa que investir em energia solar para seu empreendimento é necessariamente caro ou complexo. Conheça alguns dos equipamentos necessários para a instalação de um sistema de energia solar:
Acessórios: string box, cabos solares e conectores também fazem parte de um sistema.
Fonte: Blog Intelbras