Tags /
Inteligência Artificial, residências, condomínios, empresas
Se a Inteligência Artificial (IA) sempre foi vista como algo distante, tema para filmes de ficção onde robôs faziam atividades domésticas e falavam com as pessoas, podemos afirmar que o futuro já chegou. Ao menos é isso o que as tendências em IA revelam!
Neste post, saiba quais soluções, baseadas em Machine Learning e IA, voltadas para residências, condomínios e empresas, devem se fortalecer no mercado nos próximos anos. Acompanhe!
Você já deve ter ouvido falar que nunca vivemos numa Era tão conectada, certo? Quando pensamos sobre as telecomunicações, muita coisa mudou. Você se lembra da sua vida sem os aplicativos de mensagem instantânea? Essas soluções transformaram muito nossas relações, não é mesmo?
Mas com os avanços da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things), podemos conectar diversos dispositivos, e é assim que a IA tem se aproximado mais do nosso cotidiano, nos proporcionando mais comodidade e segurança.
A engenharia de IA em crescimento
A engenharia de IA é uma das principais tendências de tecnologia estratégica e deve impactar diversos setores nos próximos cinco anos. Isto porque, em sua essência, à medida que novos dispositivos inteligentes são disponibilizados no mercado, a inteligência artificial ganha espaço para avançar no processamento dos dados gerados por essas tecnologias para enfim tomar decisões de forma independente. Através do que é conhecido como “Machine Learning”, o desempenho, a escalabilidade, a interpretabilidade e a confiabilidade dos modelos de IA serão aprimorados para oferecer aos seus usuários, seja em casa, no trabalho ou nos espaços públicos onde circulam, uma experiência mais personalizada ou prática em suas rotinas
A expectativa, portanto, é de aumento das soluções para tratar de questões de confiança, transparência, ética, justiça, saúde, segurança e conformidade.
Confira as principais tendências em IA para residências, condomínios e empresas.
Já vimos que as casas do futuro deverão contar cada vez mais com dispositivos inteligentes para a segurança de seus moradores e trazer mais agilidade e praticidade às nossas rotinas. Mas algumas dessas tecnologias poderão ser potencializadas ao adicionarmos inteligência artificial capaz de “aprender” com as informações geradas. Vamos ver alguns exemplos?
Assistentes de voz mais personalizados e funcionais
Os assistentes de voz, que hoje acessamos principalmente através do smartphone ou smart speaker, fornecem informações como condições do tempo e do trânsito, e recebem comandos para ligar e desligar outros dispositivos inteligentes e executar música. A tecnologia deve avançar para oferecer mais funções e também evoluir em Machine Learning, funcionando como assistentes pessoais virtuais de fato. A tendência é que, à medida que entendam suas preferências, passem a prestar um atendimento de forma mais personalizada com foco em melhorar a experiência dos usuários.
Câmeras inteligentes sem fio
Câmeras que detectam ruídos e emitem alarmes sonoros, identificam e diferenciam pessoas de animais, enviam notificações para seu smartphone quando um visitante chega no ambiente monitorado, permitem a interação remota por voz e são compatíveis com assistentes de voz.
Algumas das tecnologias a seguir você pode até já conhecer ou ter ouvido falar, mas a tendência é que se tornem mais populares e comuns na rotina dos condomínios no Brasil nos próximos anos.
Câmeras que identificam situações de perigo
Inteligência capaz de observar e alertar que alguém dentro do condomínio está em perigo, através de formas discretas do morador sinalizar às câmeras, seja estacionando em uma vaga própria para essas situações, popularmente conhecida como vaga de pânico. Esses “códigos”, é claro, terão de ser previamente combinados entre síndico e residentes e configurados para que a tecnologia seja ativada e as câmeras realizem seu trabalho.
Câmeras para reconhecimento facial e de placas
A tendência é que cada vez mais os condomínios reconheçam seus moradores. Câmeras com reconhecimento facial ou de placas de veículos atuarão para agilizar a entrada dos moradores, fornecendo segurança adicional na entrada e saída de suas residências
Cercas virtuais para monitoramentos
Menos intervenção humana e mais inteligência artificial para controlar acessos e horários em condomínios. As cercas virtuais são capazes de diferenciar seres humanos, objetos e animais. São úteis para evitar invasões e monitorar o uso de determinadas áreas em horários não permitidos, como a piscina. Quando a detecção ocorre, um alarme na central de segurança é acionado.
É chegada a hora de conferir as tecnologias que já vêm fazendo a diferença no ambiente corporativo, especialmente quando o assunto é segurança através de inteligência artificial.
Câmeras capazes de buscar automóveis específicos
Além da leitura automática de placas para liberação de acesso, câmeras mapeiam todos os carros em um estacionamento, podendo identificar um veículo específico através de sua cor e marca. Essa tecnologia também auxilia na fiscalização do uso de vagas exclusivas ou de pequenos incidentes nos ambientes de garagem.
Acompanhamento do fluxo de pessoas
Para auxiliar na análise de resultados, atendimento e redução da aglomeração de pessoas, já existem hoje no mercado brasileiro câmeras com tecnologia para monitorar o fluxo de visitantes, capazes de identificar horários, dias e quais ambientes apresentam maior fluxo. Esse tipo de inteligência agrega valor muito além de segurança e pode ser bastante útil, por exemplo, para entender que ambiente da loja atrai mais seus visitantes.
Diferentes perfis de pessoas identificados
Através do reconhecimento facial, cada vez mais será possível distinguir colaboradores, pessoas suspeitas ou clientes VIP por meio de câmeras. Algumas soluções auxiliam inclusive na busca forense para identificar pessoas por seu gênero, idade ou tipo de roupa.
Temperatura de equipamentos controlada
É possível contar também com câmeras com sensor de imagem térmica para acompanhar as mudanças de temperatura de máquinas e equipamentos e alertar a central quando as medidas estiverem próximas de ultrapassar o limite estabelecido.
Atividades suspeitas sob monitoramento
As instituições públicas ou privadas estarão cada vez mais avançadas na forma como acompanham as rotinas em seus diversos ambientes e identificam situações de perigo. Cenas de violência, e até mesmo objetos abandonados de forma suspeita são identificados por câmeras inteligentes que alertam a central de monitoramento.
Sistemas em um único software
Na verdade, o hardware não é necessariamente o único herói nessa história toda. A grande aliada da maioria dos equipamentos que citamos aqui é a inteligência artificial encontrada nos softwares que centralizam a gestão do monitoramento. Câmeras, gravadores, controladores de acesso, alarmes e sensores podem ser integrados em um único software para facilitar o controle.
As tendências em IA confirmam as muitas possibilidades que a tecnologia oferece para o nosso dia a dia. Que tal aproveitar todas as vantagens a partir de agora?
Fonte: Blog Intelbras