Tags /
pabx, comunicação, equipamento, empresarial
Do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), o PABX é um aparelho muito comum em empresas e escritórios, pois permite que seja criada uma rede interna de telefonia, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho.
Estes equipamentos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativo, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.
Conheça mais sobre as funções deste equipamento e as características dos PABXs analógico, híbrido e IP para escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.
O PABX nada mais é do que uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que permite a conexão direta com outras linhas internas inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.
O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Ainda possibilita uma economia de recursos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.
É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total (fora da central não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa como quando há dois aparelhos na mesma linha). A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos ou chamadas para celular, se necessário.
A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicos digitais e/ou IPs. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias.
Vamos as características de cada um:
O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo, sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:
O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico mas integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:
O PABX IP se assemelha bastante ao híbrido mas funciona de forma independente dos aparelhos e linhas telefônicas tradicionais (pode ser integrado). Ele utiliza a conexão de internet para garantir o tráfego de voz por meio de uma rede IP, por isso garante alguns recursos adicionais como:
O aparelho possibilita que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.
Vale ressaltar que apesar dos benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. Apenas este profissional está capacitado e pode fazer com que o equipamento entregue todas as funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.
Um projeto de PABX apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.
Para conhecer outras soluções em telefonia e ter ainda mais ganhos com um sistema de comunicação eficiente em sua empresa, acesse nosso portfólio de produtos ou acompanhe as atualizações do nosso blog.
Fonte: Blog Intelbras