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Publicado em Comunicação

O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?

21 de agosto de 2019

Banner O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?

Do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), o PABX é um aparelho muito comum em empresas e escritórios, pois permite que seja criada uma rede interna de telefonia, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho.

Estes equipamentos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativo, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.

Conheça mais sobre as funções deste equipamento e as características dos PABXs analógico, híbrido e IP para escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

 

O que é um PABX?

 

O PABX nada mais é do que uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que permite a conexão direta com outras linhas internas inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Ainda possibilita uma economia de recursos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.

É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total (fora da central não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa como quando há dois aparelhos na mesma linha). A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos ou chamadas para celular, se necessário.

 

PABX analógico, híbrido ou IP: qual escolher?

 

A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicos digitais e/ou IPs. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias.

Vamos as características de cada um:

PABX analógico

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo, sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:

  • Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
  • Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
  • Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
  • Chamada em espera;
  • Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
  • Transferência de chamadas;
  • Identificador de chamadas;
  • Reuniões por telefone (chamada em conferência);
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.

PABX híbrido

O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico mas integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:

  • Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
  • Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
  • Terminais com tecnologia digital;
  • Maior capacidade de ramais;
  • Consulta de portabilidade para números celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia;
  • Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
  • Realização de chamadas com tecnologia IP;
  • Facilidade na configuração do sistema;
  • Possibilidade de interligação com outros PABX;
  • Possibilidade de interligação com computadores, que podem ser mais ramais;
  • Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).

PABX IP

O PABX IP se assemelha bastante ao híbrido mas funciona de forma independente dos aparelhos e linhas telefônicas tradicionais (pode ser integrado). Ele utiliza a conexão de internet para garantir o tráfego de voz por meio de uma rede IP, por isso garante alguns recursos adicionais como:

  • Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
  • Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
  • Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho;
  • Ter até 700 ramais disponíveis.

O aparelho possibilita que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.

Vale ressaltar que apesar dos benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. Apenas este profissional está capacitado e pode fazer com que o equipamento entregue todas as funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.

Um projeto de PABX apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.

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Fonte: Blog Intelbras

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