Tags /
fechadura, digital, residência, segurança, tecnologia
A tecnologia é uma das grandes aliadas quando o assunto é segurança residencial. As inovações são constantes e há uma série de equipamentos e dispositivos para a auxiliar na proteção de casas e apartamentos. Um deles é a fechadura digital.
Quem nunca esqueceu as chaves e ficou do lado de fora por horas, ou então precisou chamar um chaveiro para abrir a porta, desperdiçando tempo e dinheiro? Com a fechadura digital, esse tipo de situação não acontece. Além de mais segurança, já que algumas fechaduras comuns abrem facilmente com uma chave-micha, a fechadura digital proporciona maior praticidade e facilidade para entrar e sair de casa.
As fechaduras digitais dispensam totalmente o uso de chaves. Funcionam através de senhas, com display sensível ao toque; com chaveiros de aproximação, ativados por RFID (identificação por radiofrequência), com APP ou ainda com biometria (cadastro de digitais), garantindo grande segurança. São encontrados dois modelos: a fechadura de embutir (com ou sem maçaneta), e a fechadura de sobrepor, que é colocada junto à maçaneta convencional da porta, não sendo necessária sua retirada.
Para que seja obtida a melhor experiência com esse tipo de equipamento, é fundamental que ele tenha algumas funcionalidades específicas. As principais são:
Também é importante que as fechaduras tenham baixo consumo para permitir o funcionamento por muito tempo sem a necessidade de trocar as pilhas. De qualquer forma, é comum que o aparelho sinalize a carga baixa e permita o acionamento por meio de uma bateria de nove Volts em situações emergenciais.
Entre as vantagens da fechadura digital podemos destacar:
Quem procura uma fechadura digital para instalar em casa tem como desejo principal a simplificação do acesso das pessoas autorizadas ao imóvel. É por isso que os recursos mais modernos existentes no mercado permitem que a porta seja aberta por meio de um dispositivo de aproximação (RFID), senha ou impressão digital.
Há, no entanto, uma novidade ainda mais moderna: a abertura por meio de aplicativos que se conectam à fechadura digital via conexão Bluetooth.
Mais do que permitir a abertura por meio do smartphone, o uso de um aplicativo expande as possibilidades para outro patamar. É possível, entre outras funcionalidades, fazer o seguinte:
Essas possibilidades eliminam a necessidade do uso de chaves, do compartilhamento das tags de aproximação e da criação de senhas (ou do repasse delas) para vários usuários. Além disso, permite reforçar a segurança do local ao facilitar a identificação de quem esteve no ambiente por último ou foi o primeiro a chegar, por exemplo.
Como você viu, o uso de fechaduras digitais está cada vez mais distante de ser supérfulo ou exclusivo de locais de luxo ou alto padrão para se tornar uma necessidade cada vez mais forte. Seja para uso doméstico, na sua empresa ou até em um imóvel que você deseja disponibilizar para locação, incorporar mais tecnologia no simples e histórico gesto de abrir portas é uma tendência que dá praticidade e agrega muito valor ao seu patrimônio.
Quer mais detalhes sobre os modelos de fechadura digital da Intelbras? Acesse o nosso site!
Fonte: Blog Intelbras