Tags /
Câmera, segurança, tecnologias, tipos, recursos
As câmeras de segurança estão tão presentes em nosso dia a dia que muitas vezes não observamos suas diferenças tecnológicas, tampouco refletimos sobre suas outras funcionalidades, que vão muito além de capturar imagens. Mas, se você deseja implantar ou expandir o seu sistema de monitoramento, é preciso conhecer as possibilidades, a fim de escolher e investir nas câmeras mais adequadas para o seu cenário.
Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre câmeras de segurança. Conheça as principais tecnologias, modelos de câmera, seus recursos, possibilidades e aplicações. Acompanhe!
Nós sabemos que a função básica de uma câmera é capturar imagens, mas elas são capazes de fazer mais que isso. Esses equipamentos – que fazem parte da solução de segurança mais procurada atualmente, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) – têm diferentes tecnologias, o que implica diretamente nas funcionalidades e qualidades oferecidas.
Você sabia que existem câmeras analógicas, outras que só precisam de conexão com a internet para funcionar e, ainda, modelos Wi-Fi?
Tecnologia Analógica
Essa tecnologia começou a ser muito difundida na década de 1990 e continua integrando o sistema de muitos equipamentos.
O sistema analógico funciona de forma simples, através da captação de ondas na sua forma original, em áudio ou vídeo, que são gravados e processados. Por meio de uma estrutura de cabeamento coaxial, a transmissão do vídeo analógico é feita para um circuito de TV.
Vantagens das câmeras analógicas
Tecnologia IP
Na tecnologia IP – presente na internet, chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos de smartphone – os dados são capturados e transmitidos em rede. Por conta disso, entre seus benefícios estão a qualidade de imagem, o acesso remoto e a flexibilidade na instalação.
Vantagens das câmeras IP
Tecnologia Wi-Fi
Esta tecnologia é viável graças a Internet das Coisas – IoT – e traz mais praticidade para o monitoramento, principalmente para áreas internas e externas não muito amplas. Também é uma ótima opção para o cuidado de pets, bebês e outras pessoas com necessidade de atenção especial.
Vantagens das câmeras Wi-Fi
¹ Disponível para os modelos iM3, iM4 e iM5.
Não só as tecnologias são diferentes, como há câmeras com características específicas que devem ser observadas na hora de escolher aquelas para compor seu sistema de segurança. Conheça, a seguir, os tipos mais comuns no mercado.
Bullet
A câmera Bullet – chamada assim por lembrar o formato de uma bala de arma de fogo – é indicada para ambientes externos onde há a intenção de evidenciar a presença desse equipamento para proporcionar a sensação de segurança. Devido ao seu formato, é menos usada em áreas internas, sendo preterida pela Dome.
Dome
Pequenas e discretas, as câmeras Dome – que têm o formato semelhante à uma doma – são indicadas para instalação no teto e na parede de ambientes internos.
Alguns de seus modelos são metálicos, ideais para espaços internos movimentados. Há opções com infravermelho e com uma cápsula de segurança para proteção da lente, o que impede a identificação da direção de captura das imagens.
Speed Dome
Estas são controláveis remotamente através de uma central de videomonitoramento ou por um vigia. As câmeras Speed Dome têm um zoom óptico capaz de se movimentar em 360º.
Essa câmera é mais indicada para locais de monitoramento robusto, sendo resistente a impactos.
Varifocal
Câmeras com lentes varifocais possuem foco ajustável, o que as torna uma boa escolha para o monitoramento, à distância, de uma cena específica. Por exemplo, para monitorar o portão de acesso de uma propriedade onde a câmera não pode ficar muito próxima.
A principal função das câmeras é capturar imagens para monitoramento, certo? Mas alguns outros recursos foram desenvolvidos para expandir suas possibilidades.
O mercado conta hoje com câmeras térmicas – para controle de temperatura de pessoas e equipamentos – modelos que possuem recursos com: inteligência artificial, detecção de violência, contagem de pessoas, reconhecimento facial, entre outros.
As vantagens da inteligência artificial
Quando utilizada em um sistema de CFTV, a inteligência artificial traz uma série de vantagens e funcionalidades para o monitoramento, afinal, é uma tecnologia com capacidade de aprendizagem, apta a reconhecer padrões e inferir sobre situações do dia a dia. Assim, podemos elencar três vantagens principais:
Mas você sabe quais são as principais funcionalidades viabilizadas pela IA?
Inteligência perimetral
Utilizada para o monitoramento de ambientes que exigem vigilância detalhada, – como aeroportos, portos, bancos e órgãos de governo – diferencia acontecimentos cotidianos de fatos de riscos ou ameaças.
As câmeras usadas nesse sistema possuem zoom de alta potência e podem diferenciar objetos sólidos de luzes, sombras e vento, e identificam veículos, pessoas e animais de diferentes tamanhos em qualquer situação climática ou ambiental.
Medição de proximidade entre pessoas
Em alguns ambientes é preciso manter certa distância entre pessoas – e entre pessoas e equipamentos – para evitar acidentes ou outras situações de risco. Câmeras com sensores de proximidade conectados à inteligência artificial auxiliam neste controle, inclusive com a emissão de alertas quando a proximidade mínima não é cumprida.
Detecção de atitudes suspeitas
Comportamentos anormais são detectáveis com a IA, o que facilita o trabalho de equipes de segurança. Quando o sistema percebe comportamentos fora do padrão normal, a central de monitoramento ou os vigias são notificados.
Reconhecimento facial
Uma das tecnologias mais procuradas hoje em dia, o reconhecimento facial é indicado para a autenticação do acesso a ambientes restritos, com base na leitura do rosto de pessoas autorizadas. Também pode ser utilizado para identificação de criminosos e infratores, cujas ações são captadas por câmeras de monitoramento.
Contagem de pessoas
Esse tipo de tecnologia se destina a contabilizar o número de pessoas que entra em determinado local ou transita por ele. A partir desse cálculo, é possível gerar relatórios que serão utilizados para embasar, desenvolver e otimizar ações de marketing e obter dados sobre a eficácia dessas ações, além de auxiliar no gerenciamento de espaços em casas de espetáculos, estádios e afins.
Antes de escolher a câmera de monitoramento para seu sistema de segurança, é preciso avaliar alguns pontos para você não fazer um investimento infeliz. Considere as seguintes questões:
Com essas questões definidas, é possível conferir qual a melhor solução. Mas, para ainda mais nessa escolha, veja quais câmeras são mais indicadas para cada tipo de cenário – casas, pequenas empresas, grandes corporações e condomínios –, em suas áreas externas e internas.
Casas
Para os ambientes residenciais é recomendado ter um sistema de segurança com dispositivos de qualidade e imagens de boa resolução, pois o objetivo é monitorar ações na sua residência e/ou propriedade.
Em áreas externas
Em áreas externas, como a intenção é mostrar que há uma câmera no local, indicamos escolher câmeras Bullet – tecnologia analógica ou IP. Para monitorar uma varanda ou outra área aberta contígua à residência, equipamentos portáteis de tecnologia Wi-Fi também podem ser instalados. Se você quiser, ainda, uma câmera apenas para o portão da sua casa, o modelo varifocal é o melhor.
Em áreas internas
As câmeras Dome são ótimas para se ter dentro de casa, podendo ser conectadas ao sistema de videomonitoramento. Mas os modelos portáteis – Wi-Fi – são mais práticos e as imagens podem ser acessadas pelo celular em tempo real. Além disso, oferece um bom campo de visão e a resolução da imagem é de alta definição.
Pequenas empresas
Em pequenas empresas é preciso levar em consideração o CFTV e o investimento em equipamentos capazes de armazenar maiores quantidades de dados e fornecer melhores resoluções de imagem.
Em áreas externas
As câmeras Bullet são os modelos mais indicados para o monitoramento dos acessos de um negócio ou de algum pátio externo de convivência de colaboradores.
Em áreas internas
Os equipamentos portáteis com conexão Wi-Fi têm um bom desempenho para ambientes pequenos, como escritórios, consultórios, salões de beleza, pequenas comércios e salas de aula.
Agora, se o ambiente for mais amplo, os modelos Bullet e Dome são mais úteis por permitirem a conexão com o CFTV – interligando várias câmeras ao mesmo sistema – e por ter maior amplitude de imagem.
Grandes corporações e condomínios
Para projetos em grandes corporações, condomínios e outras áreas com muito fluxo de pessoas – como shoppings e espaços públicos – você deve prezar por performance e desempenho de alto nível. Equipamentos de tecnologia IP e com recursos de maior resolução, como Full HD ou 4 MP proporcionam imagens mais detalhadas.
Em áreas externas
As câmeras Bullets novamente são as mais indicadas. A Speed Dome é outra opção, especialmente para monitorar espaços onde eventos de risco são possíveis. Modelos inteligentes que fazem contagem de pessoas, detecção de face e mapas de calor também têm valor em determinados casos.
Em áreas internas
Câmeras Dome são as mais recomendadas aqui devido ao bom ângulo de visão que oferecem. Podem ser instaladas em áreas comuns, corredores, elevadores e outros espaços muito frequentados.
Agora que você conhece melhor os tipos, as tecnologias e funcionalidades das câmeras de segurança, é hora de planejar o seu sistema de monitoramento. Reflita sobre o cenário de aplicação e os objetivos para investir em algo que atende às suas demandas. Não esqueça que nem sempre a tecnologia mais avançada é interessante para o seu projeto.
E depois de definir tudo isso, adquira câmeras de qualidade, com durabilidade, tecnologia e desempenho avançados, como os produtos da Intelbras.
Fonte: Blog Intelbras