Tags /
câmera, iot, inteligencia, artificial
A aplicação da tecnologia IP às câmeras de segurança revolucionou o mercado de sistemas de monitoramento. Além de gravar imagens de alta definição, que proporcionam nitidez e riqueza de detalhes, elas têm a vantagem de poder contar com inteligência artificial para fazer a análise de vídeo. Por isso, também são conhecidas como “câmera inteligente”.
A tecnologia de ponta traz uma série de possibilidades para reforçar grandes empresas, indústrias e espaços públicos. Neste post, você vai entender o que é uma câmera inteligente e quais as possibilidades para projetos de CFTV IP. Acompanhe!
A inteligência artificial (IA) é uma tendência em diversos setores, entre eles o de videomonitoramento. Essa tecnologia imita a inteligência humana, com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e aplicação na análise de situações e solução de problemas. Nos sistemas de segurança, é utilizada para capturar informações, identificar e prever incidentes.
No sistema de monitoramento tradicional, as imagens das câmeras são transmitidas para uma central. Lá, um profissional é responsável por acompanhar e encontrar sinais suspeitos, que possam representar um risco para a segurança. Caso algo fora do comum ocorra, ele deve tomar uma ação para evitar danos materiais furtos e outros crimes. Esse processo, no entanto, é bastante sujeito a falhas, uma vez que a atenção humana é limitada.
As câmeras CFTV IP com IA utilizam tecnologia de última geração para otimizar o trabalho de segurança. O sistema integrado a elas faz o monitoramento e análise das imagens, baseadas em padrões e dados. Assim, pode compreender a rotina, detectar movimentações suspeitas e, inclusive, prever ações criminosas. Desta forma, a câmera inteligente auxilia o profissional de segurança, alertando caso algo esteja errado e permitindo que ele tome a atitude necessária.
Além disso, essa tecnologia tem muitas outras possibilidades e utilidades, tanto para grandes projetos de segurança, quanto para os mais simples. Veja algumas delas a seguir.
Um dos recursos de inteligência artificial com maior procura, o reconhecimento de face é uma tendência em todo o mundo. Grandes empresas e governos têm aplicado a tecnologia para fazer controle de acesso em áreas restritas e encontrar criminosos, por exemplo. As câmeras são capazes de identificar pessoas por meio da leitura de traços do rosto, como a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula.
Há a possibilidade de integrar um banco de dados de biometria – como as fotos e informações de cadastro do RH de uma empresa, ou a ficha criminal – ao sistema de monitoramento. Com isso, a câmera consegue reconhecer e alertar caso alguém que esteja sendo procurado ou que não tenha autorização esteja presente no local.
O alarme falso é um dos grandes problemas de um sistema de segurança, uma vez que compromete a confiabilidade e leva a ações desnecessárias. As câmeras inteligentes evitam essas situações, pois são capazes de diferenciar quando, por exemplo, é um animal de estimação e não um humano que rompeu a barreira de segurança.
Uma outra funcionalidade das câmeras inteligentes é a cerca e linha virtual. Com ela, é possível delimitar uma linha virtual para proteger ambientes. Sempre que uma pessoa ou um objeto cruzar essa barreira imaginária, a câmera identifica. Pode ser tanto uma única linha reta, que funciona como um muro, quanto um espaço cercado por quatro lados, como uma vaga de garagem, por exemplo.
A câmera pode detectar movimentação no ambiente que está sendo monitorado. Assim, caso um indivíduo ou um veículo invada o local, a central de monitoramento é acionada. Como mencionamos anteriormente, essa análise é inteligente e consegue diferenciar quando há a presença de um animal de pequeno porte, evitando alarmes falsos.
A câmera inteligente também pode perceber se um objeto é retirado ou abandonado em um local. Esse recurso é muito útil para lojas que expõem produtos de alto valor em prateleiras e também para ambientes públicos, como aeroportos.
Para locais que precisam fazer o controle de entrada de carros ou mesmo para o controle de circulação em ruas, estacionamentos e estradas. Essa possibilidade das câmeras inteligentes permite ler com precisão as placas mesmo a uma grande distância. Assim, pode tanto permitir acesso – quando integrada a um banco de dados – quanto servir de apoio na busca por carros roubados ou por fugitivos.
Para locais de grande circulação de pessoas, controle de lotação em eventos fechados e identificar aglomerações, a câmera inteligente é uma ótima solução. Ela faz a contagem de pessoas, informando quando há algo fora do esperado. Além disso, em modelos que possuem reconhecimento facial, servem para encontrar indivíduos.
O mapa de calor é um recurso inteligente encontrado em algumas câmeras de monitoramento que possibilita identificar e analisar os locais onde há maior fluxo de pessoas e traçar estratégias de marketing e vendas, em lojas e supermercados, por exemplo, ou simplesmente para monitorar a segurança no local.
Contar com inteligência em monitoramento é contar com o que há de mais inovador nesse ramo. As possibilidades são muitas, e colaboram para potencializar a segurança, confiabilidade e assertividade dos sistemas. Se você quer saber mais sobre os modelos de câmera inteligente, visite nosso site.
Fonte: Blog Intelbras